6 brincadeiras lúdicas e estratégias divertidas que podem ajudar crianças autistas a aceitar novos alimentos:
1. Exploração Sensorial
Objetivo: Familiarizar a criança com diferentes texturas, cores e cheiros de alimentos.
– Caixa de Texturas: Coloque diferentes alimentos em pequenos recipientes (arroz cru, massa seca, feijão, etc.) e deixe a criança explorar as texturas.
– Pintura com Comida: Use alimentos como purê de batata, ketchup, e iogurte para pintar em papel, permitindo que a criança se acostume com a sensação desses alimentos.
2. Brincadeiras de Imitação
Objetivo: Incentivar a criança a experimentar novos alimentos através da observação de outros.
– Piquenique dos Bichinhos: Use pelúcias e brinquedos favoritos para simular um piquenique onde todos “comem” alimentos variados.
– Jogo do Mestre Cuca: Incentive a criança a ajudar na preparação dos alimentos, fazendo-as se sentir mais confortáveis ao manuseá-los.
3. Jogos de Memória e Correspondência
Objetivo: Relacionar alimentos novos com algo familiar e divertido.
– Cartas de Alimentos: Use cartas com imagens de alimentos diferentes e jogue jogos de memória ou correspondência para familiarizar a criança com os novos alimentos.
– Bingo de Alimentos: Crie um tabuleiro de bingo com diferentes alimentos e jogue até que a criança experimente um pouco de cada alimento do bingo.
4. Contação de Histórias
Objetivo: Tornar os alimentos novos parte de uma narrativa envolvente.
– Histórias de Alimentos: Crie histórias onde os alimentos são personagens que vão em aventuras divertidas.
– Livro de Receitas do Herói: Faça um livro de receitas fictício onde o herói (pode ser um personagem favorito da criança) prepara e come os alimentos novos.
5. Jogos de Classificação e Agrupamento
Objetivo: Incentivar o manuseio e a identificação de novos alimentos.
– Classificação por Cor ou Textura: Ajude a criança a classificar alimentos por cor ou textura, promovendo a manipulação e aceitação.
– Agrupamento de Alimentos: Faça grupos de alimentos com características semelhantes e deixe a criança explorar e agrupar por conta própria.
6. Recompensas e Incentivos
Objetivo:Usar recompensas para motivar a experimentação de novos alimentos.
– Quadro de Recompensas: Crie um quadro onde a criança ganha estrelas ou adesivos ao experimentar novos alimentos.
– Surpresa dos Alimentos: Coloque pequenas surpresas ou prêmios embaixo dos pratos de alimentos novos para incentivar a experimentação.
Dicas Adicionais:
– Seja paciente e respeite o ritmo da criança.
– Evite forçar a criança a comer.
– Utilize alimentos em pequenas quantidades para evitar sobrecarga sensorial
A intenção é tornar a aceitação de novos alimentos uma experiência mais divertida e agradável para as crianças!
Brincadeira | Objetivo | Atividade |
---|---|---|
Exploração Sensorial | Familiarizar com texturas e cores | Usar alimentos para pintar ou explorar texturas em recipientes |
Brincadeiras de Imitação | Incentivar a experimentação | Piquenique com brinquedos ou preparo de alimentos |
Jogos de Memória | Relacionar alimentos com diversão | Cartas ou bingo de alimentos |
Contação de Histórias | Criar narrativas com alimentos | Histórias ou livros de receitas fictícios |
Classificação e Agrupamento | Explorar características dos alimentos | Separar por cor ou textura |
Recompensas | Motivar a experimentação | Quadro de estrelas ou surpresas escondidas |
Sobre a Autora:
Ariel Christine é nutricionista e estudiosa da alimentação infantil no autismo. Com criatividade e empatia, busca compartilhar ideias práticas para tornar a alimentação mais leve e divertida para as famílias.