PECS

Aprimorando a Comunicação Visual: Como o PECS Facilita a Interação Diária com Crianças Autistas

Comunicação visual no autismo

A comunicação é a chave para entender o mundo ao nosso redor e interagir com ele. No entanto, para crianças com autismo, os métodos convencionais de comunicação verbal podem ser um desafio significativo. É aqui que o Picture Exchange Communication System (PECS) se torna uma ferramenta revolucionária, proporcionando a essas crianças uma maneira tangível e visual de expressar suas necessidades e desejos.

Neste post, vamos mergulhar nas etapas básicas do PECS e explorar como ele pode ser implementado em casa para melhorar a comunicação diária.

O Que é o PECS?

Desenvolvido por Lori Frost e o Dr. Andrew Bondy na década de 1980, o PECS é um sistema de comunicação que utiliza imagens para permitir que pessoas com dificuldades de comunicação expressiva se comuniquem.

O sistema é desenhado para ajudar indivíduos, especialmente aqueles com autismo, que têm dificuldades com a comunicação verbal.

O PECS permite que a pessoa comunique uma necessidade, desejo, pensamento ou sentimento por meio de uma imagem, de maneira simples e eficaz.

A saúde emocional é igualmente importante no processo de inclusão. Proteger sua energia ajuda a apoiar outras pessoas de maneira mais eficaz.

Busque ferramentas que auxiliem na gestão emocional e no desenvolvimento pessoal.

Lembre-se de que mudanças pequenas podem gerar grandes impactos.

Como o PECS Funciona?

O PECS é dividido em seis fases distintas, que gradualmente ensinam ao usuário como comunicar-se de maneira mais eficiente e independente:

  1. Fase I – Como Comunicar: A criança aprende a trocar uma imagem física de algo que deseja por esse item real. Este é o primeiro passo para entender que a comunicação visual pode ser usada para atender a necessidades imediatas.
  2. Fase II – Distância e Persistência: O foco aqui é sobre a generalização; a criança usa a imagem em diferentes locais e com diferentes pessoas, aprendendo a comunicar-se apesar das mudanças de ambiente.
  3. Fase III – Discriminação de Imagens: A criança começa a escolher entre várias imagens para expressar preferências, desenvolvendo a habilidade de fazer escolhas.
  4. Fase IV – Estrutura de Sentença: Esta fase introduz a construção de frases, começando com a junção da imagem “Eu quero” seguida pela imagem do objeto desejado.
  5. Fase V – Resposta a Perguntas: A criança aprende a responder a perguntas simples como “O que você quer?” usando imagens para comunicar sua resposta.
  6. Fase VI – Comentando: A fase final ensina a criança a comentar sobre o que vê, ouve ou sente, utilizando frases completas formadas por imagens.

Implementando o PECS em Casa

Implementar o PECS em casa pode ser uma experiência enriquecedora e transformadora, tanto para a criança quanto para a família. Aqui estão algumas dicas para começar:

  • Preparação do Ambiente: Certifique-se de que as imagens do PECS estão acessíveis e visíveis em toda a casa. Considere criar um mural de imagens ou manter um livro do PECS em áreas comuns para fácil acesso.
  • Integração com Rotinas Diárias: Use o PECS durante as rotinas diárias para ajudar a criança a entender e antecipar o que vai acontecer. Isso pode incluir tudo, desde rotinas de manhã até a escolha de atividades durante o dia.
  • Fomentar a Independência: Encoraje a criança a usar o PECS para fazer escolhas, como o que comer ou que brinquedo usar. Isso promove a independência e a confiança.
  • Consistência e Paciência: A chave para o sucesso com o PECS é ser consistente e paciente. O progresso pode ser lento inicialmente, mas com prática regular e reforço positivo, a comunicação pode melhorar significativamente.
  • Colaboração com Profissionais: É útil trabalhar com terapeutas ou educadores que têm experiência com o PECS para garantir uma abordagem consistente em casa e em ambientes educacionais.