A comunicação é a chave para entender o mundo ao nosso redor e interagir com ele. No entanto, para crianças com autismo, os métodos convencionais de comunicação verbal podem ser um desafio significativo. É aqui que o Picture Exchange Communication System (PECS) se torna uma ferramenta revolucionária, proporcionando a essas crianças uma maneira tangível e visual de expressar suas necessidades e desejos.
Neste post, vamos mergulhar nas etapas básicas do PECS e explorar como ele pode ser implementado em casa para melhorar a comunicação diária.
O Que é o PECS?
Desenvolvido por Lori Frost e o Dr. Andrew Bondy na década de 1980, o PECS é um sistema de comunicação que utiliza imagens para permitir que pessoas com dificuldades de comunicação expressiva se comuniquem.
O sistema é desenhado para ajudar indivíduos, especialmente aqueles com autismo, que têm dificuldades com a comunicação verbal.
O PECS permite que a pessoa comunique uma necessidade, desejo, pensamento ou sentimento por meio de uma imagem, de maneira simples e eficaz.
A saúde emocional é igualmente importante no processo de inclusão. Proteger sua energia ajuda a apoiar outras pessoas de maneira mais eficaz.
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Lembre-se de que mudanças pequenas podem gerar grandes impactos.
Como o PECS Funciona?
O PECS é dividido em seis fases distintas, que gradualmente ensinam ao usuário como comunicar-se de maneira mais eficiente e independente:
- Fase I – Como Comunicar: A criança aprende a trocar uma imagem física de algo que deseja por esse item real. Este é o primeiro passo para entender que a comunicação visual pode ser usada para atender a necessidades imediatas.
- Fase II – Distância e Persistência: O foco aqui é sobre a generalização; a criança usa a imagem em diferentes locais e com diferentes pessoas, aprendendo a comunicar-se apesar das mudanças de ambiente.
- Fase III – Discriminação de Imagens: A criança começa a escolher entre várias imagens para expressar preferências, desenvolvendo a habilidade de fazer escolhas.
- Fase IV – Estrutura de Sentença: Esta fase introduz a construção de frases, começando com a junção da imagem “Eu quero” seguida pela imagem do objeto desejado.
- Fase V – Resposta a Perguntas: A criança aprende a responder a perguntas simples como “O que você quer?” usando imagens para comunicar sua resposta.
- Fase VI – Comentando: A fase final ensina a criança a comentar sobre o que vê, ouve ou sente, utilizando frases completas formadas por imagens.
Implementando o PECS em Casa
Implementar o PECS em casa pode ser uma experiência enriquecedora e transformadora, tanto para a criança quanto para a família. Aqui estão algumas dicas para começar:
- Preparação do Ambiente: Certifique-se de que as imagens do PECS estão acessíveis e visíveis em toda a casa. Considere criar um mural de imagens ou manter um livro do PECS em áreas comuns para fácil acesso.
- Integração com Rotinas Diárias: Use o PECS durante as rotinas diárias para ajudar a criança a entender e antecipar o que vai acontecer. Isso pode incluir tudo, desde rotinas de manhã até a escolha de atividades durante o dia.
- Fomentar a Independência: Encoraje a criança a usar o PECS para fazer escolhas, como o que comer ou que brinquedo usar. Isso promove a independência e a confiança.
- Consistência e Paciência: A chave para o sucesso com o PECS é ser consistente e paciente. O progresso pode ser lento inicialmente, mas com prática regular e reforço positivo, a comunicação pode melhorar significativamente.
- Colaboração com Profissionais: É útil trabalhar com terapeutas ou educadores que têm experiência com o PECS para garantir uma abordagem consistente em casa e em ambientes educacionais.