Quiz: Qual seu nível de TDAH?

Descubra seu nível de TDAH

Responda com sinceridade e descubra se alguns sinais podem indicar um nível maior de desatenção ou impulsividade.

1. Você se distrai com facilidade, mesmo com coisas simples?

2. Você esquece tarefas ou compromissos com frequência?

3. Você se sente inquieto e tem dificuldade em relaxar?

4. Você interrompe conversas ou responde antes da pergunta terminar?

5. Você procrastina ou demora para iniciar tarefas importantes?

6. Você perde objetos com frequência (chaves, celular etc)?

7. É difícil manter o foco em tarefas longas ou entediantes?

8. Você sente que seus pensamentos correm mais rápido que sua fala?

9. Você já teve problemas por agir impulsivamente?

10. Você sente que sua mente está sempre "ligada", mesmo à noite?

🎯 Resultado

Saiba mais sobre TDAH
autismo e alimentação

Autismo e o desafio da alimentação!

Sem categoria

A alimentação pode ser um aspecto desafiador para algumas crianças autistas devido a diversas razões, como sensibilidades sensoriais, seletividade alimentar, dificuldades de comunicação e preferências restritas.

Aqui estão algumas considerações importantes relacionadas à alimentação no autismo:

Sensibilidades sensoriais: Crianças autistas podem ter sensibilidades sensoriais que afetam sua relação com a comida.

Elas podem ser sensíveis a texturas, cheiros, sabores ou temperaturas específicas dos alimentos. É importante respeitar essas sensibilidades e oferecer alternativas de alimentos que sejam mais aceitáveis em termos de suas preferências sensoriais.

Seletividade alimentar: Muitas crianças autistas são seletivas em relação aos alimentos que consomem. Elas podem ter uma lista limitada de alimentos que aceitam e rejeitar novos alimentos devido a características como cor, textura, formato ou sabor.

É importante oferecer uma variedade de alimentos saudáveis e nutritivos, e trabalhar gradualmente na ampliação do repertório alimentar, envolvendo a criança em atividades de preparação de alimentos e oferecendo incentivos positivos para experimentar novos alimentos.

Comunicação e habilidades sociais: Crianças autistas podem ter dificuldades de comunicação e habilidades sociais, o que pode afetar sua capacidade de expressar suas preferências alimentares ou de entender os sinais de fome e saciedade.

É importante fornecer apoio na comunicação, utilizando sistemas alternativos e aumentativos de comunicação (AAC) ou ensinando habilidades de comunicação funcionais relacionadas à alimentação.

Rotinas e estrutura: Muitas crianças autistas se beneficiam de rotinas estruturadas e previsíveis. Estabelecer horários regulares para as refeições e lanches pode ajudar a criança a se sentir mais segura e preparada para as refeições.

Suporte nutricional e profissional: Em casos mais complexos, pode ser útil buscar apoio de profissionais especializados, como nutricionistas ou terapeutas ocupacionais, que possam fornecer orientações específicas para lidar com as dificuldades alimentares da criança.

É importante lembrar que cada criança é única e tem necessidades individuais.

O apoio e a intervenção personalizados são fundamentais para auxiliar na alimentação adequada e garantir que a criança esteja recebendo uma dieta equilibrada e saudável.

Consultar um profissional de saúde qualificado pode ser útil para obter orientações específicas para o caso da criança em questão.