Quiz: Qual seu nível de TDAH?

Descubra seu nível de TDAH

Responda com sinceridade e descubra se alguns sinais podem indicar um nível maior de desatenção ou impulsividade.

1. Você se distrai com facilidade, mesmo com coisas simples?

2. Você esquece tarefas ou compromissos com frequência?

3. Você se sente inquieto e tem dificuldade em relaxar?

4. Você interrompe conversas ou responde antes da pergunta terminar?

5. Você procrastina ou demora para iniciar tarefas importantes?

6. Você perde objetos com frequência (chaves, celular etc)?

7. É difícil manter o foco em tarefas longas ou entediantes?

8. Você sente que seus pensamentos correm mais rápido que sua fala?

9. Você já teve problemas por agir impulsivamente?

10. Você sente que sua mente está sempre "ligada", mesmo à noite?

🎯 Resultado

Saiba mais sobre TDAH
flapping autismo

6 Pontos sobre o Flapping no autismo que você precisa compreender!

Flapping Autismo

O “flapping”, também conhecido como movimentos repetitivos e estereotipados das mãos, é um comportamento observado em algumas pessoas autistas. Essa ação envolve o movimento ritmado das mãos, geralmente agitando-as para cima e para baixo de maneira característica. Embora esse comportamento possa parecer peculiar para quem não está familiarizado com o autismo, é essencial abordar o “flapping” com compreensão e aceitação. Aqui estão algumas verdades importantes sobre o “flapping” no contexto do autismo:

1. Comunicação não verbal:

  • O “flapping” muitas vezes serve como uma forma de comunicação não verbal para pessoas autistas. Pode expressar uma variedade de emoções, incluindo excitação, ansiedade, felicidade ou frustração. Entender esses movimentos como uma forma legítima de expressão é crucial para uma comunicação eficaz com indivíduos autistas.

2. Autoestimulação e regulação sensorial:

  • O “flapping” é frequentemente considerado uma forma de autoestimulação (também conhecida como “stimming”) que ajuda na regulação sensorial. Pessoas autistas podem ter sensibilidades sensoriais únicas, e o movimento repetitivo pode ajudar a modular a entrada sensorial, proporcionando conforto e alívio em situações sensoriais desafiadoras.

3. Variedade de movimentos:

  • Assim como cada pessoa é única, os movimentos de “flapping” podem variar significativamente entre os indivíduos autistas. Alguns podem balançar as mãos rapidamente, enquanto outros podem adotar movimentos mais suaves e controlados. É importante reconhecer essa diversidade e não generalizar o comportamento.

4. Resposta a estímulos externos:

  • O “flapping” muitas vezes está relacionado à resposta a estímulos específicos do ambiente. Pode ocorrer em situações de sobrecarga sensorial, quando o indivíduo está emocionalmente excitado ou mesmo como uma maneira de lidar com o tédio. Entender o contexto em que ocorre o “flapping” pode ajudar na interpretação correta desse comportamento.

5. Autenticidade e aceitação:

  • É fundamental abordar o “flapping” com uma mentalidade de aceitação e respeito pela autenticidade do indivíduo autista. Tentar suprimir ou corrigir esses comportamentos pode ser prejudicial e impactar negativamente o bem-estar emocional da pessoa. Em vez disso, promover um ambiente inclusivo e compreensivo é essencial para o desenvolvimento saudável e a autoaceitação.

6. Mudança ao longo do tempo:

  • Os padrões de “flapping” podem mudar ao longo do tempo à medida que a pessoa autista se desenvolve e aprende a lidar com suas necessidades sensoriais. O “stimming” pode diminuir, evoluir ou permanecer consistente, dependendo de diversos fatores, como intervenções terapêuticas, autoconsciência e mudanças nas circunstâncias.

Em resumo, compreender o “flapping” no contexto do autismo envolve reconhecer sua função como forma de comunicação e regulação sensorial. A aceitação e a promoção de ambientes inclusivos são fundamentais para apoiar o bem-estar emocional e o desenvolvimento saudável de pessoas autistas.