Quiz: Qual seu nível de TDAH?

Descubra seu nível de TDAH

Responda com sinceridade e descubra se alguns sinais podem indicar um nível maior de desatenção ou impulsividade.

1. Você se distrai com facilidade, mesmo com coisas simples?

2. Você esquece tarefas ou compromissos com frequência?

3. Você se sente inquieto e tem dificuldade em relaxar?

4. Você interrompe conversas ou responde antes da pergunta terminar?

5. Você procrastina ou demora para iniciar tarefas importantes?

6. Você perde objetos com frequência (chaves, celular etc)?

7. É difícil manter o foco em tarefas longas ou entediantes?

8. Você sente que seus pensamentos correm mais rápido que sua fala?

9. Você já teve problemas por agir impulsivamente?

10. Você sente que sua mente está sempre "ligada", mesmo à noite?

🎯 Resultado

Saiba mais sobre TDAH
Estereotipias autismo

Meu filho autista não fala! Dicas para desenvolver a comunicação verbal!

Terapias de Apoio ao Autismo

Quando um indivíduo com autismo não desenvolve a comunicação verbal ou apresenta dificuldades significativas nessa área, é importante buscar estratégias alternativas para promover a comunicação. Aqui estão algumas abordagens que podem ser úteis:

Sistemas alternativos de comunicação: Existem diversos sistemas alternativos de comunicação que podem ser utilizados para auxiliar a comunicação de pessoas que não falam verbalmente.

Exemplos incluem o uso de pranchas de comunicação com símbolos ou palavras, comunicação por meio de imagens ou fotografias, ou o uso de dispositivos eletrônicos de comunicação assistiva, como tablets ou computadores com software específico.

Trabalhar com um fonoaudiólogo ou terapeuta ocupacional especializado em comunicação aumentativa e alternativa pode ajudar a identificar o sistema mais adequado para o indivíduo.

Sistemas de sinais e gestos: A utilização de sinais e gestos simples, como a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) ou sistemas de gestos específicos, pode ser uma forma eficaz de estabelecer uma comunicação básica.

Ensine ao indivíduo alguns gestos ou sinais relacionados às suas necessidades básicas (como “água”, “comida”, “banheiro”) e incentive o uso desses gestos para se comunicar.

Reforço e incentivo: Ao utilizar sistemas alternativos de comunicação, é fundamental fornecer reforço positivo e incentivo sempre que o indivíduo tentar se comunicar. Isso pode incluir elogios verbais, gestos de aprovação, recompensas tangíveis ou acesso a atividades ou objetos preferidos. O reforço positivo ajuda a motivar o indivíduo a continuar tentando se comunicar.

Terapia da fala e linguagem: Trabalhar com um terapeuta da fala e linguagem especializado em autismo pode ser muito benéfico para desenvolver a comunicação verbal.

Esses profissionais podem utilizar técnicas específicas, como treinamento auditivo-verbal, para promover a produção de sons e palavras. Eles também podem fornecer estratégias para melhorar a articulação, o vocabulário e a compreensão da linguagem.

Comunicação funcional: Concentre-se em promover a comunicação funcional, ou seja, ajudar o indivíduo a se comunicar efetivamente para atender às suas necessidades diárias.

Incentive-o a pedir ou indicar o que deseja ou precisa, seja por meio de palavras, sinais, gestos ou sistemas alternativos de comunicação. Trabalhe em situações do cotidiano para promover a comunicação funcional, como durante as refeições, atividades de lazer ou rotinas diárias.

Ambiente comunicativo rico: Crie um ambiente que incentive e facilite a comunicação.

Forneça materiais e objetos interessantes que possam despertar o interesse do indivíduo, e esteja atento às suas tentativas de se comunicar, respondendo de maneira adequada e estimulante. Esteja presente, atento e receptivo para promover uma interação comunicativa positiva.

Lembre-se de que cada pessoa com autismo é única e pode responder de maneira diferente às estratégias de comunicação. É