CID-F84 a CID-11

Tudo Sobre o CID-F84: Diagnóstico, Subtipos e Novas Atualizações da CID-11

Cid autismo

O Que É o CID-F84?

O CID-F84 faz parte da Classificação Internacional de Doenças (CID) e engloba os Transtornos Globais do Desenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esses diagnósticos envolvem dificuldades significativas em áreas como interação social, comunicação e comportamentos repetitivos.

Com a chegada da CID-11, o F84 foi reformulado e substituído pelo código 6A02, que unifica os diferentes subtipos em uma classificação mais abrangente, destacando as variáveis de gravidade.

Subtipos do CID-F84

O CID-F84 traz subtipos importantes para compreender as diferenças entre os transtornos do espectro autista. Confira os principais:

F84.0 – Autismo Infantil

  • Características: Dificuldades em interação social, comunicação limitada e comportamentos repetitivos.
  • Diagnóstico: Geralmente identificado antes dos 3 anos.
  • Exemplo prático: Uma criança que evita contato visual e tem interesse restrito em brinquedos específicos.

F84.2 – Síndrome de Rett

  • Características: Uma condição genética que afeta principalmente meninas, com perda progressiva de habilidades motoras e linguísticas.
  • Diagnóstico: Surge após um período inicial de desenvolvimento aparentemente normal.
  • Avanços recentes: Estudos em terapias gênicas trazem esperança para o futuro.

F84.5 – Síndrome de Asperger

  • Características: Pessoas com inteligência e linguagem preservadas, mas dificuldade em habilidades sociais e padrões de comportamento repetitivo.
  • Diagnóstico: Geralmente identificado em idade escolar.
  • Exemplo prático: Um adolescente com interesse intenso em astronomia, mas dificuldade em fazer amigos.
SubtipoCaracterísticasDiagnósticoExemplo Prático/Avanços Recentes
F84.0 – Autismo InfantilDificuldades em interação social, comunicação limitada e comportamentos repetitivos.Geralmente identificado antes dos 3 anos.Uma criança que evita contato visual e tem interesse restrito em brinquedos específicos.
F84.2 – Síndrome de RettUma condição genética que afeta principalmente meninas, com perda progressiva de habilidades motoras e linguísticas.Surge após um período inicial de desenvolvimento aparentemente normal.Estudos em terapias gênicas trazem esperança para o futuro.
F84.5 – Síndrome de AspergerPessoas com inteligência e linguagem preservadas, mas dificuldade em habilidades sociais e padrões de comportamento repetitivo.Geralmente identificado em idade escolar.Um adolescente com interesse intenso em astronomia, mas dificuldade em fazer amigos.

 

Transição para a CID-11

Com a implementação da CID-11, os transtornos antes descritos no F84 foram reunidos sob o código 6A02 (Transtorno do Espectro Autista). Isso reflete uma visão mais ampla e inclusiva, permitindo que o grau de suporte necessário seja incorporado ao diagnóstico.

O que muda para famílias e profissionais?

  • Diagnósticos mais claros: A gravidade do TEA agora pode ser descrita de acordo com as necessidades de suporte do indivíduo.
  • Tratamentos mais direcionados: A classificação ajuda a identificar estratégias específicas para cada caso.

Como o Diagnóstico Impacta a Rotina das Famílias?

Receber um diagnóstico de TEA pode ser desafiador, mas é também o primeiro passo para acessar recursos e intervenções que podem transformar a vida da criança e da família.

Dicas Práticas:

  1. Busque apoio profissional: Psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos podem ajudar.
  2. Crie uma rotina estruturada: Crianças com TEA se beneficiam de previsibilidade no dia a dia.
  3. Aposte em tecnologias assistivas: Aplicativos de comunicação alternativa, como PECs, podem facilitar a expressão de emoções e necessidades.

Terapias e Tratamentos: O Que Há de Novo?

Nos últimos anos, os avanços em pesquisas têm ampliado as opções de tratamento para pessoas com TEA. Aqui estão algumas das inovações:

Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

  • O que é? Uma técnica baseada em reforço positivo para desenvolver habilidades e reduzir comportamentos problemáticos.
  • Resultados: Estudos mostram melhora significativa em habilidades sociais e de comunicação.

Terapias Gênicas

  • Em desenvolvimento para condições como a Síndrome de Rett, as terapias gênicas prometem avanços revolucionários.

Realidade Virtual (RV)

  • Usada para ajudar indivíduos com TEA a praticar situações sociais em um ambiente seguro e controlado.

Tabelas e Infográficos: Comparando CID-10 e CID-11

AspectoCID-10 (F84)CID-11 (6A02)
ClassificaçãoSubtipos separadosDiagnóstico unificado
EnfoqueCaracterísticas específicasGrau de suporte necessário
Diagnóstico precoceIdentificação mais limitadaMaior abrangência e flexibilidade

Perguntas Frequentes

Quais são os sinais precoces de TEA?

Os sinais incluem dificuldades em fazer contato visual, atrasos na fala, interesse restrito em objetos ou atividades, e comportamentos repetitivos.

Como buscar um diagnóstico?

Procure um neuropediatra ou psiquiatra infantil, que pode realizar avaliações detalhadas com base nos critérios da CID.

Existe cura para o TEA?

Atualmente, não há cura. No entanto, terapias e intervenções ajudam a melhorar a qualidade de vida.

Conclusão

Compreender o CID-F84 é essencial para familiares e profissionais que convivem com o autismo. As atualizações da CID-11 trazem avanços importantes para um diagnóstico mais preciso e um tratamento direcionado. Além disso, recursos como terapias, tecnologias assistivas e suporte familiar são cruciais para promover a inclusão e o bem-estar de pessoas com TEA.