ITENS ESCOLARES QUE PODEM SER PREJUDICIAIS

Itens Escolares Prejudiciais para Crianças com Autismo: O que Evitar na Compra

dia-a-dia na escola

O que Evitar ao Comprar Materiais Escolares para Crianças com Autismo

Quando se trata de escolher materiais escolares para crianças com autismo, é essencial tomar decisões cuidadosas. Enquanto muitos itens parecem inofensivos, alguns podem acabar sobrecarregando os sentidos, causando desconforto ou até mesmo prejudicando o aprendizado e o bem-estar da criança. Neste post, vamos explorar os itens escolares que podem ser prejudiciais para crianças com autismo e fornecer dicas sobre o que evitar na hora da compra.

1. Mochilas e Estojos Pesados ou Mal Estruturados

A mochila é um dos itens mais importantes para o dia a dia escolar, mas é também uma das escolhas mais críticas para crianças com autismo. Mochilas e estojos pesados ou mal estruturados podem gerar desconforto, causar sobrecarga sensorial e até mesmo problemas posturais. Para crianças com autismo, que podem já ser mais sensíveis ao toque e ao peso, escolher mochilas adequadas é crucial.

O que evitar:

  • Mochilas grandes e pesadas, que podem ser difíceis de carregar.
  • Estojos com muitos compartimentos que podem ser difíceis de organizar.
  • Modelos com costuras duras ou materiais ásperos que podem irritar a pele.

O que procurar:

  • Mochilas pequenas, com alças acolchoadas e ajustáveis.
  • Modelos com compartimentos simples e bem distribuídos.
  • Materiais suaves e confortáveis ao toque, como tecidos de algodão.

2. Itens Sensoriais Excessivos ou Inadequados

Crianças com autismo podem ter sensibilidades sensoriais que tornam certos materiais escolares desconfortáveis ou até mesmo insuportáveis. Muitos itens comuns, como lápis com cheiros fortes, borrachas com texturas irritantes ou materiais com cores muito chamativas, podem ser prejudiciais.

O que evitar:

  • Lápis, canetas ou borrachas com cheiros fortes ou produtos que contenham fragrâncias artificiais.
  • Materiais com cores muito vibrantes ou estampas com muito contraste, que podem causar sobrecarga sensorial.
  • Materiais com texturas desconfortáveis, como borrachas muito duras ou plásticos rígidos.

O que procurar:

  • Lápis, canetas e borrachas com texturas suaves e sem fragrâncias.
  • Materiais com cores suaves e discretas, que não causem distrações excessivas.
  • Produtos com acabamentos macios e agradáveis ao toque.

3. Produtos de Plástico Rígido e Materiais Duro e Pesado

Embora os produtos de plástico possam ser duráveis, muitas crianças com autismo têm uma reação negativa a materiais duros e pesados, especialmente se o item for frequentemente manuseado. Além disso, materiais rígidos podem ser mais difíceis de segurar ou usar confortavelmente, o que pode interferir no aprendizado e causar frustração.

O que evitar:

  • Produtos de plástico muito rígido, como estojo de material escolar ou régua pesada.
  • Tesouras com cabo duro e sem amortecimento.
  • Cadernos com capas rígidas e espessas que podem ser difíceis de manusear.

O que procurar:

  • Itens com materiais flexíveis, como estojos de tecido e cadernos com capas leves.
  • Tesouras ergonômicas e de plástico suave, com formatos adaptados para uma pegada confortável.
  • Cadernos e livros com capas mais macias e fáceis de manusear.

4. Produtos com Pequenos Componentes ou Partes Soltas

Alguns materiais escolares podem ter pequenas peças ou componentes que representam um risco de asfixia para crianças com autismo, especialmente para as que ainda têm tendência a colocar objetos na boca ou que têm dificuldades em controlar impulsos.

O que evitar:

  • Marcadores de quadro com tampas pequenas e soltas.
  • Lápis e canetas com peças pequenas que podem se soltar facilmente.
  • Materiais com partes que possam ser removidas, como borrachas ou adesivos de fácil desprendimento.

O que procurar:

  • Itens escolares com tampas seguras e de fácil vedação.
  • Canetas e lápis com design simples e sem partes removíveis.
  • Materiais que sejam robustos e com poucos componentes soltos.

5. Itens com Cheiros Forte ou Produtos Tóxicos

É importante garantir que todos os materiais escolares sejam seguros para as crianças, especialmente em relação aos produtos químicos e toxinas. Crianças com autismo, especialmente as mais sensíveis a cheiros, podem reagir de forma adversa a materiais que emitem odores fortes ou que contenham substâncias tóxicas.

O que evitar:

  • Canetas, marcadores ou tintas com solventes ou cheiros fortes.
  • Produtos escolares que não possuem garantia de não-toxicidade.
  • Colas e adesivos com compostos químicos prejudiciais.

O que procurar:

  • Produtos escolares livres de tóxicos, como canetas e tintas à base de água.
  • Itens com selo de segurança e não-toxicidade, como os certificados pela ASTM (American Society for Testing and Materials).
  • Materiais escolares com pouco ou nenhum cheiro.

6. Material Escolar com Peso Excessivo

Um dos maiores desafios de organizar o material escolar para crianças com autismo é equilibrar o peso dos itens. Muitas vezes, as mochilas e o material escolar podem ficar muito pesados, o que pode causar desconforto e até dores físicas nas crianças, além de sobrecarregar o sistema sensorial.

O que evitar:

  • Mochilas e materiais escolares que possam ser excessivamente pesados.
  • Livros grandes ou com muitas páginas.
  • Itens escolares volumosos e desnecessários.

O que procurar:

  • Optar por materiais mais leves, como cadernos pequenos e livros de bolso.
  • Investir em mochilas compactas, mas com espaço suficiente para carregar o essencial.
  • Escolher produtos escolares adequados ao tamanho e à idade da criança, para evitar sobrecarga.

Tabela Comparativa de Itens Escolares para Crianças com Autismo

Item EscolarO que EvitarO que Procurar
MochilasPesadas, mal estruturadasLeves, com alças acolchoadas
Lápis e CanetasCom cheiro forte ou texturas irritantesSem cheiro, texturas suaves
TesourasCabo duro, difícil de manusearErgonômicas, com cabo macio
Cadernos e LivrosCapa rígida, difícil de carregarCapa leve, de fácil manuseio
Material SensívelCom cores fortes, texturas incômodasCores suaves, acabamentos agradáveis

Conclusão: Como Garantir que os Materiais Escolares sejam Adequados

Escolher os materiais escolares certos para crianças com autismo vai além de simplesmente comprar o que é mais bonito ou acessível. Cada item deve ser selecionado com cuidado, levando em consideração as sensibilidades sensoriais, a capacidade de organização e as necessidades específicas da criança. Ao evitar itens prejudiciais e buscar opções adequadas, você pode criar um ambiente escolar mais confortável e produtivo para seu filho.

Você sabia que o design dos materiais escolares pode afetar diretamente o desempenho de uma criança com autismo na escola? Investir em escolhas conscientes pode ajudar a melhorar a experiência de aprendizado e promover mais conforto e autonomia.

Perguntas Frequentes

  1. Quais são os principais riscos de comprar materiais escolares inadequados para crianças com autismo? Riscos incluem sobrecarga sensorial, dificuldades motoras e desconforto físico.
  2. Como saber se uma mochila é adequada para uma criança com autismo? A mochila deve ser leve, ter alças ajustáveis e ser de um material confortável.
  3. O que fazer se meu filho com autismo não gostar de algum material escolar? Experimente diferentes opções e observe qual material provoca menos desconforto.

Referências: